sexta-feira, 7 de novembro de 2008

É sempre bom lembrar...


A crise financeira avança e a APIMEC NACIONAL se cala (2)


A postura da atual Presidência da APIMEC merece da Chapa GOVERNANÇA a total discordância, uma vez que denota uma falta de independência em relação ao mercado e dá a entender junto à opinião pública que nossa categoria é irrelevante neste cenário, que tanto atrai as atenções e preocupações de todos.

Já fomos chamados de “acomodados”!

A APIMEC NACIONAL há muito deveria ter tomado a iniciativa de reunir as Regionais para debater a questão e, em conjunto, se manifestar nacionalmente.

Colocar à disposição do associado e da sociedade seus instrumentos de capacitação e de análise das informações, de modo a dar mais confiança ao trabalho dos profissionais do mercado de capitais, assim como aos investidores.

Com a GOVERNANÇA isso vai mudar. Nossa entidade será bem mais arrojada E INDEPENDENTE.

A crise financeira avança e a APIMEC NACIONAL se cala (1)

Os profissionais do mercado de capitais estão sendo colocados de lado no importante debate sobre a crise financeira mundial, quando este é o momento da APIMEC NACIONAL se posicionar com firmeza, recorrer aos meios de comunicação de massa para prestar orientações tanto aos seus associados, investidores, bem como à sociedade em geral.

A atual Presidência optou por se calar diante da crise. Faltaram condições para opinar? A Presidência não tem tempo para a associação?Acha que, se ficarem calados, a crise passa? Ou sugerir medidas e posturas em nome da APIMEC NACIONAL pode descontentar interesses específicos de grupos econômicos?

Com a Governança você vai ser ouvido e levado a sério

Você, que é associado do Sul, de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e Nordeste vai participar ativamente das decisões que a Chapa GOVERNANÇA pretende tomar se for eleita com seu voto.

Vamos promover sempre pesquisas de opinião com os associados para avaliar os rumos da administração da APIMEC NACIONAL e coletar subsídios para futuras providências.

Um bom exemplo é a construção do PORTAL APIMEC, novo site da Instituição na Internet.

Embora o projeto tenha sido proposto pela Regional SP e aprovado no Conselho Diretor, atualmente, o conteúdo vem sendo desenvolvido quase que a portas fechadas pela atual Presidência, ou seja, sem uma real participação das regionais.

O novo site, no entender da Chapa GOVERNANÇA, é importantíssimo para as estratégias de renovação e reforma da APIMEC. Por isso todos devem opinar.

Principais Propostas da Chapa Governança (3)

• Concluir, democraticamente, o PROJETO PORTAL APIMEC na Internet.

• Desenvolver ações de comunicação e marketing para fortalecer o nome daentidade.

• Submeter sempre ao Conselho Diretor as decisões sobre cargos de direção e representações institucionais, incluindo viagens internacionais.

• Ampliar o diálogo com as demais entidades do mercado, CVM, BM&F e BOVESPA.

• Melhorar o relacionamento com o INI-Instituto Nacional dosInvestidores.

• Criar um Centro de Estudos do Mercado de Capitais e Desenvolvimento Econômico.

Principais Propostas da Chapa Governança (2)

• Convocar, imediatamente, um ENCA (encontro nacional dos conselheiros das regionais) para discutir a viabilidade de uma reforma profunda no sistema de Governança da APIMEC e do IBCPI.

• Avaliar permanentemente a qualidade dos exames de certificação e as responsabilidades do IBCPI.

• Reestruturar a Diretoria da APIMEC NACIONAL, escolhendo diretores representantes das seis regionais, dentro das suas especialidades e localização geográfica.

Principais Propostas da Chapa Governança (1)

• Resgatar o papel histórico da APIMEC no Mercado de Capitais Brasileiro.

• Valorizar o ASSOCIADO APIMEC, pelo apoio da Nacional às Regionais, assim como atuar como elo de integração das atividades regionais. Apoiar e replicar as boas iniciativas nesse sentido.

• Debater a estratégia de financiamento da APIMEC Nacional e Regionais. Elaborar e publicar no site os resultados econômico-financeiros trimestrais, com relatório da administração.

Na hora de votar, escolha a Chapa GOVERNANÇA!

A dobradinha Lucy-Adonis tem o compromisso de reforçar e modernizar – e também democratizar – a estrutura da APIMEC NACIONAL.

A dupla da Chapa GOVERNANÇA quer garantir voz ativa e igualitária – algo que hoje não ocorre – a todas as APIMECs REGIONAIS.

“Uma vez eleitos, queremos que as Regionais participem ativamente de nosso planejamento, decisões e ações. Esta, sim, é a APIMEC NACIONAL que queremos e precisamos construir. Em nossa opinião, isso não ocorre hoje, em que poucos decidem por muitos”, diz Lucy.

Com Lucy em São Paulo, praça que concentra o maior número de empresas e profissionais do mercado de capitais, e com Adonis em Brasília, em contato direto com as autoridades federais, a APIMEC NACIONAL amplia suas oportunidades de abrir espaços para crescer e se desenvolver.

”Qualquer entidade que se diga ‘nacional’ tem que estar necessariamente bem representada e fortalecida institucionalmente na Capital do País e muito bem afinada com as unidades regionais para fortalecer seus posicionamentos e ações”, diz Adonis.

Vamos democratizar a APIMEC NACIONAL!

A inscrição da Chapa GOVERNANÇA representa o desejo de democratizar o acesso dos profissionais do mercado de capitais ao comando desta importante Instituição.

Todos os que acompanham de perto a APIMEC NACIONAL entendem que não é mais aceitável que grupos insistam em se perpetuar no “poder”, como se fossem os únicos capazes de decidir os rumos da nossa querida APIMEC NACIONAL, que está sofrendo sérios revezes com essa atitude.

APIMEC NACIONAL precisa de GOVERNANÇA

O associado à APIMEC já sabe.

Tem até o dia 28 de novembro para votar na chapa GOVERNANÇA, que é encabeçada pelos candidatos LUCY SOUSA (Presidente) e ADONIS ASSUMPÇÃO PEREIRA JUNIOR (Vice-Presidente).

Ambos são profissionais experientes do mercado de capitais e atualmente respondem pela Presidência da APIMEC-SP (Lucy) e pela Vice-Presidência da APIMEC-DF (Adonis).

Lucy & Adonis representam a renovação dos quadros diretivos da APIMEC NACIONAL.

A entidade está precisando “respirar” ares novos, modernizar sua GOVERNANÇA [bem como a do IBCP (Instituto de Certificação)], acelerar providências para se fortalecer e atrair mais associados, ser mais independente, se fazer presente nos meios de comunicação com posicionamentos que interessam diretamente aos seus integrantes.

Bem-Vindo - Chapa Governança APIMEC NACIONAL

Você acaba de acessar o blog da Chapa GOVERNANÇA, que concorre à Direção da APIMEC NACIONAL.

Estamos produzindo o conteúdo de nossas propostas e logo, logo você vai conhecê-las melhor (você já dever ter lido acima...).

E não esqueça: você, que é associado (a) à APIMEC, tem até 28 de novembro para votar.

Envie suas sugestões e comentários. Participe de nossa campanha! Contamos com seu voto!


Lucy Sousa & Adonis Assumpção Pereira Jr.
Candidatos a Presidência e Vice-Presidência da APIMEC NACIONAL