quinta-feira, 20 de novembro de 2008

É sempre bom lembrar...a votação vai até 28/11


Convite a todos!...

Lucy Sousa é uma das autoras da publicação Acontece nas Melhores Famílias - Repensando a empresa familiar, que será lançada em 25/11, em São Paulo.


O lançamento acontece na James Lisboa Escritório de Arte, à rua Melo Alves, 397, das 19h às 22h. Fone: 11 3081-2510.


Participe!


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

É sempre bom lembrar...

Hora de comparar propostas

A CHAPA DA SITUAÇÃO lançou seu programa e nós saudamos o fato, porque além do eleitor poder comparar com o nosso, apresentado anteriormente, é uma oportunidade de DISCUTIR IDÉIAS. Nossa chapa JÁ SE SENTE FELIZ POR ESTIMULAR o concorrente a fazer uma reflexão mais profunda sobre a APIMEC NACIONAL, mas alerta que a Chapa Governança veio para ganhar e as respostas que temos recebido dos eleitores só confirmam que somos muito competitivos. Não nos intimidamos com os poderes há muito constituídos e reafirmamos que acumulamos relevante experiência na direção das nossas regionais e também como membros dos Conselhos da APIMEC NACIONAL e do IBCPI.

Queremos apontar, contudo, que diferentemente do que foi afirmado pela situação, não falamos MENTIRAS. Nossa campanha eleitoral é pautada por verdades e ai vão algumas:

1. O atual Portal da APIMEC NACIONAL foi um projeto da Regional São Paulo, que voluntariamente o apresentou à Nacional, por entender que seria importante padronizar, modernizar e fortalecer a comunicação da APIMEC por essa mídia. Nesse processo, a regional SP abriu mão do seu cronograma inicial em prol da Nacional, assim como cedeu os trabalhos de sua diretora de comunicação, que acabou sendo empossada também como diretora nacional. O que estamos apontando agora é a necessidade democratização do conteúdo, o que poderia ser feito por um Conselho Editorial.

2. Tocando no assunto editorial, a REVISTA APIMEC, originalmente da regional Rio, perdeu representatividade e seus artigos não têm a densidade e a tempestividade necessárias. O modelo de terceirização não deu certo, sendo necessária sua revisão.

3. O projeto de reforma da certificação do analista foi iniciado na gestão anterior da APIMEC NACIONAL, presidida pelo Sr. Milton Milioni. Na atual gestão o projeto foi aprimorado, contando com o ativismo de parte dos conselheiros da APIMEC NACIONAL e do IBCPI. Não foi um processo consensual, sendo que alguns conselheiros ficaram “em cima do muro”, o que não foi o caso de Lucy e Adonis, que lutaram para que houvesse mais governança e transparência no processo. Os interessados no assunto podem solicitar cópia das ATAS DO CONSELHO DIRETOR DO IBCPI.

4. O novo modelo de certificação, aplicado pela FGV, iniciou no dia 1ºde setembro de 2008, sendo que até 07/nov/2008, 89 exames tinham sido aplicados. Chama a atenção que apenas 14 destes exames foram feitos por associados! Ou seja, mesmo oferecendo preço menor para o associado, o candidato não quer se associar à APIMEC. Isto significa que a entidade não atrai os candidatos , que são, em sua maioria, jovens analistas.

Votar na Chapa Governança é demonstrar que a APIMEC pode e deve melhorar!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Imprensa fala da candidatura de Lucy à APIMEC NACIONAL

do jornal Monitor Mercantil

leia a coluna na íntegra

Quem disse que mercado de capitais é algo masculino? Quando este é o assunto, Lucy Souza acaba com qualquer preconceito. A especialista está à frente de uma das principais entidades do mercado: a Apimec São Paulo. Além disso, divide o tempo entre a consultoria de mercado de capitais Interlink, a qual é sócia e as aulas sobre o assunto, que são ministradas à noite na Fipecafi e Unicamp.

Para o próximo ano, Lucy pretende dar um novo salto e se candidatou como chapa de oposição para a presidência da Apimec Nacional. Se for eleita, ela será a primeira mulher a ocupar o cargo. "Estou otimista com a candidatura, mas a gente acaba só descobrindo o resultado na hora", afirma. A votação já está ocorrendo, mas o nome do vencedor só será conhecido no próximo dia 28.

Ao ser entrevistada para essa coluna, Lucy brinca que esperava falar sobre derivativos ou outros assuntos polêmicos do mercado. Não ela não tem medo de demonstrar a opinião, mas também gosta de relaxar e quando é esse o assunto, uma caminhada na praia ou no parque cai bem.

Fora o mercado de capitais, Lucy curte um cinema, caminhadas e praia. Sempre quando pode dá a "escapadinha" para sua casa em Ubatuba, onde costuma fazer caminhas à beira da praia. Para Lucy esta é uma forma de relaxar e pensar. Quando não consegui ir à praia, costuma caminhar no Parque Villa Lobos, em São Paulo. "Encontro várias pessoas de mercado nestas caminhadas", conta. No cinema, a preferência é por filmes nacionais. Outro costume de Lucy é por livros. O que surpreende é o assunto que lhe chama a atenção. Ela gosta de ler sobre conflitos históricos, como primeira e segunda guerra mundial ou a recente guerra do Afeganistão.

Lucy presta contas de sua gestão em SP (parte 2)

Entregamos as finanças da APIMEC SP em ordem, sem dívidas ou déficits e com o patrimônio preservado. Vendemos nossa pequena e antiga sede e investimos na modernização tecnológica. Aperfeiçoamos o processo de planejamento orçamentário e introduzimos a apuração de resultados trimestrais. Vamos deixar para a próxima gestão um orçamento preliminar compatível com um cenário conservador, tendo em vista a presente crise financeira internacional.

Desenvolvemos o projeto de novo site na Internet e, como ficou muito bom, apresentamos à APIMEC NACIONAL e o mesmo se transformou no PORTAL APIMEC, em fase de implantação. Pensamos nas transformações recentes do mercado de capitais brasileiro, tanto de estrutura como de operacionalização e localização espacial dentro da Cidade de São Paulo. Nesse sentido, propusemos e o Conselho Diretor aprovou o projeto de uma nova sede da regional, mais compacta e inteligente, voltada para as novas demandas dos associados e das companhias que promovem reuniões conosco. O processo está em andamento e nossos objetivos com a futura mudança são também economizar custos fixos e se aproximar fisicamente dos locais de trabalho de nossos associados. Estamos abertos a sugestões sobre este projeto.

Por fim, chegamos à conclusão de que é muito importante resgatar o papel da APIMEC, de volta para uma posição central dentro do mercado de capitais. Por isso, como membro do Conselho Diretor da APIMEC NACIONAL, em parceria com outras regionais, fomos incansáveis em propostas e críticas construtivas.

Lucy presta contas de sua gestão em SP (parte 1)

Nossa gestão está chegando ao fim. Neste mês de novembro de 2008, temos eleições para Presidência e Conselho da APIMEC SP e eleições para a Presidência da APIMEC NACIONAL. As cédulas já foram postadas, mas o associado eleitor pode votar de forma presencial até o dia 28, quando haverá a apuração dos votos. Recomendamos a leitura prévia das plataformas enviadas pelos candidatos.

Gostaríamos de fazer um balanço preliminar de nossa gestão e levantar alguns pontos de reflexão sobre os desafios da APIMEC. A Regional de SP tem o maior número de associados e está no centro financeiro do País. Portanto, estar na Presidência dessa Regional foi um grande desafio, deu muito trabalho (não remunerado...) e trouxe muita experiência.

Podemos afirmar que cumprimos o mandato com postura ética, transparente, democrática e fomos competentes.Fizemos cerca de 200 reuniões por ano de gestão. Nossos cursos foram bem-sucedidos e o MBA em parceria com a FIPECAFI é uma referência de qualidade de conteúdo e gestão, além de trazer resultados para a entidade. Poucas foram as reclamações dos associados, convidados ou companhias abertas.

Fizemos um esforço muito grande para atender às demandas da mídia e também escrevemos artigos e fizemos muitas palestras em nome da APIMEC SP. Participamos ativamente do processo de modernização da certificação do analista de valores mobiliários.Muitas vezes sacrificamos nossos compromissos profissionais e nossa vida pessoal, mas foi por opção nossa e estamos satisfeitos com os resultados.