sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Imprensa fala mais uma vez da eleição na APIMEC Nacional

O Blog do Vicente, que fica hospedado no portal do Correio Braziliense, aborda a eleição na APIMEC Nacional. Leia abaixo ou direto no blog em http://www.dzai.com.br/blog/blogdovicente

ELEIÇÃO RACHA APIMEC

O que era para ser uma eleição tranqüila se transformou em uma grande disputa, com acusações por todos os lados. Cansado de verem a Apimec Nacional dominada há anos pelos mesmos profissionais, analistas do mercado de capitais de outros estados montaram uma chapa alternativa para a eleição marcada para esta sexta-feira (dia 28). Os integrantes da oposição, representada pela Chapa Governança, dizem querer "quebrar a hegemonia do grupo que há tempos domina" a entidade. Esse grupo, inclusive, lançou até um blog (www.chapagovernanca.blogspot.com) para estampar suas críticas à situação, encabeçada pelo atual presidente, Álvaro Bandeira, candidato à reeleição pela Chapa Novos Desafios.

A chapa oposicionista diz, por exemplo, que a Apimec "precisa respirar novos ares, ser mais democrática" e permitir que novas cabeças guiem seu destino. "Falta é democracia, alternância no comando da Apimec Nacional. É algo salutar para qualquer instituição, mas quem está na cadeira de presidente insiste em se apegar ao poder. Então, resta-nos disputar essa posição no voto dos associados", ressalta Lucy Sousa, presidente da Apimec SP, candidata da Governança à Presidência da Apimec Nacional.

Lucy afirma que, sob o atual comando, a Apimec Nacional "se escondeu" durante a crise financeira. "Os profissionais do mercado de capitais deveriam ser apoiados e ouvidos para que seus posicionamentos chegassem devidamente à população. Mas pouco se ouviu e viu da Apimec Nacional a respeito disso. O que vemos é nossos colegas de profissão receberem críticas severas, como se fossem os responsáveis pela crise financeira. Precisamos de uma direção mais comprometida com os interesses dos associados, que nos defenda e é o que propomos nesta disputa", destaca.

A resposta de Álvaro Bandeira veio em forma de mensagem distribuída via internet aos associados das Apimecs regionais. Ele rechaça as críticas - chama-as de mentiras -, acusa a Chapa Governança de baixar o nível da campanha e diz que já há democracia na entidade. Na mensagem, Álvaro diz que as críticas da Governança fazem “supor que o clima imperante entre a APIMEC Nacional e as APIMECs regionais é de ausência de democracia e isso não é verdade. Sugerir ou afirmar o oposto significa, de forma simples e direta, mentir”.

O companheiro de chapa do candidato à reeleição é Paulo Ângelo Carvalho de Souza, da Apimec MG. Até então, a Apimec Nacional vinha sendo conduzida ou por alguém de São Paulo ou do Rio de Janeiro, como é o caso do atual presidente. Desta vez, o "acordo" histórico Rio-São Paulo não se encaixou com o perfil ousado de Lucy Sousa, que preferiu a aliança com o dirigente da Apimec DF, Adonis Assumpção Pereira Júnior "para mostrar às demais Apimecs regionais que é possível quebrar paradigmas e abrir novos horizontes para nossa entidade". Lucy diz que as críticas que a Chapa Governança apresenta são "construtivas" e não atingem a imagem pessoal de ninguém. "Demonstram nossa discordância com boa parte do que vem sendo feito. Criticar é democrático; eles não gostam de críticas; não gostam de democracia", sentencia.