segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Vencemos!!

Caros Associados da APIMEC:

É com muita alegria que a Chapa Governança informa que venceu as eleições para a APIMEC NACIONAL!

Foi uma disputa difícil, desde o lançamento da chapa até a apuração dos votos. Lutamos bravamente, expondo nossas idéias e esclarecendo fatos, com o devido respeito às pessoas que participam ou participaram da atual gestão da Nacional e o IBCPI.

Desde o início dissemos que entramos na luta para vencer, para melhorar a APIMEC, introduzindo mais democracia, transparência e boa governança. É este agora nosso objetivo. Não vamos desconstruir o que está bom, mas vamos modernizar a instituição, adaptando-a à realidade do mercado de capitais, agora no contexto de crise internacional. Para isso, vamos estreitar laços com as demais entidades do mercado e reforçar nosso já bom relacionamento com a CVM, notadamente no que diz respeito às responsabilidades relativas à certificação e fiscalização da atividade de analista de valores mobiliários.

Por fim, QUEREMOS AGRADECER a todos os que acreditaram em nós, principalmente os associados eleitores. Recebemos votos de todas as regionais e independentemente da quantidade de votos recebidos, trataremos todas igualmente, porque nosso objetivo é fortalecer a APIMEC em todo o país. O Brasil é grande, tem uma belíssima diversidade que deve ser respeitada e a nossa chapa, até por sua origem, tem grande sensibilidade e saberá manter a unidade com democracia.

O eleitor pode ficar tranqüilo: Tudo o que nós prometemos, vamos cumprir!

Lucy e Adonis

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Hoje, 28/11, último dia para votar na Chapa Governança!!


Imprensa fala mais uma vez da eleição na APIMEC Nacional

O Blog do Vicente, que fica hospedado no portal do Correio Braziliense, aborda a eleição na APIMEC Nacional. Leia abaixo ou direto no blog em http://www.dzai.com.br/blog/blogdovicente

ELEIÇÃO RACHA APIMEC

O que era para ser uma eleição tranqüila se transformou em uma grande disputa, com acusações por todos os lados. Cansado de verem a Apimec Nacional dominada há anos pelos mesmos profissionais, analistas do mercado de capitais de outros estados montaram uma chapa alternativa para a eleição marcada para esta sexta-feira (dia 28). Os integrantes da oposição, representada pela Chapa Governança, dizem querer "quebrar a hegemonia do grupo que há tempos domina" a entidade. Esse grupo, inclusive, lançou até um blog (www.chapagovernanca.blogspot.com) para estampar suas críticas à situação, encabeçada pelo atual presidente, Álvaro Bandeira, candidato à reeleição pela Chapa Novos Desafios.

A chapa oposicionista diz, por exemplo, que a Apimec "precisa respirar novos ares, ser mais democrática" e permitir que novas cabeças guiem seu destino. "Falta é democracia, alternância no comando da Apimec Nacional. É algo salutar para qualquer instituição, mas quem está na cadeira de presidente insiste em se apegar ao poder. Então, resta-nos disputar essa posição no voto dos associados", ressalta Lucy Sousa, presidente da Apimec SP, candidata da Governança à Presidência da Apimec Nacional.

Lucy afirma que, sob o atual comando, a Apimec Nacional "se escondeu" durante a crise financeira. "Os profissionais do mercado de capitais deveriam ser apoiados e ouvidos para que seus posicionamentos chegassem devidamente à população. Mas pouco se ouviu e viu da Apimec Nacional a respeito disso. O que vemos é nossos colegas de profissão receberem críticas severas, como se fossem os responsáveis pela crise financeira. Precisamos de uma direção mais comprometida com os interesses dos associados, que nos defenda e é o que propomos nesta disputa", destaca.

A resposta de Álvaro Bandeira veio em forma de mensagem distribuída via internet aos associados das Apimecs regionais. Ele rechaça as críticas - chama-as de mentiras -, acusa a Chapa Governança de baixar o nível da campanha e diz que já há democracia na entidade. Na mensagem, Álvaro diz que as críticas da Governança fazem “supor que o clima imperante entre a APIMEC Nacional e as APIMECs regionais é de ausência de democracia e isso não é verdade. Sugerir ou afirmar o oposto significa, de forma simples e direta, mentir”.

O companheiro de chapa do candidato à reeleição é Paulo Ângelo Carvalho de Souza, da Apimec MG. Até então, a Apimec Nacional vinha sendo conduzida ou por alguém de São Paulo ou do Rio de Janeiro, como é o caso do atual presidente. Desta vez, o "acordo" histórico Rio-São Paulo não se encaixou com o perfil ousado de Lucy Sousa, que preferiu a aliança com o dirigente da Apimec DF, Adonis Assumpção Pereira Júnior "para mostrar às demais Apimecs regionais que é possível quebrar paradigmas e abrir novos horizontes para nossa entidade". Lucy diz que as críticas que a Chapa Governança apresenta são "construtivas" e não atingem a imagem pessoal de ninguém. "Demonstram nossa discordância com boa parte do que vem sendo feito. Criticar é democrático; eles não gostam de críticas; não gostam de democracia", sentencia.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Reflita antes de votar

Recentemente, o candidato à reeleição à Presidência da APIMEC NACIONAL enviou mensagem aos associados questionando as críticas da Chapa Governança à sua administração. A principal delas é a falta de mais democracia na entidade.

O atual presidente representa os interesses do grupo que há anos reina à frente da nossa entidade nacional e eles estão tão apegados ao poder que “não enxergam” que sua própria reação às críticas é um bom exemplo de antidemocracia. Parece "antinatural" a existência de oposição!

Não é verdade que o consenso imperou na atual gestão. De fato houve um ambiente civilizado, mas o conflito emergiu várias vezes. Nossa oposição pretende alertar a todos para que atentem para isso e mais alguns fatos. Por isso pedimos seu voto de confiança para, juntos, aperfeiçoarmos as estruturas de Governança da APIMEC NACIONAL.

Você sabia que nossa Associação Nacional discrimina seus associados: eu, você, seus colegas de profissão? E isso logo no seu estatuto social? Se você não sabia, leia mais um pouco e veja como esta é outra boa razão para provocar mudanças, pelo voto direto e democrático, na APIMEC NACIONAL.

O estatuto social, apresentado e aprovado pelo grupo que domina a entidade por longa data, estabelece no texto uma discriminação entre os associados: existem categorias de sócios - os de primeira e os de terceira classe.

Pois bem, os associados das APIMECs NE, DF, MG e SUL votam no Conselho da APIMEC NACIONAL com peso 3 cada um e os das regionais Rio e SP votam com peso 6 cada um. Em caso de empate, o presidente da Nacional tem o voto de minerva. A diferença de peso teria explicação na quantidade de associados de cada regional, mas acabou gerando uma terrível assimetria de poder de voto no Conselho Diretor, que deveria ser entendido como uma espécie de senado, ou seja, todas as regionais com o mesmo poder.

A SITUAÇÃO garante que a aplicação de pesos nos votos nunca aconteceu, mas, recentemente, em reunião do Conselho da APIMEC NACIONAL, em Brasília, onde estavam presentes os presidentes das regionais NE, DF, MG e SUL, o encontro somente pode ter início quando a presidente de SP, Lucy Sousa, que estava em trânsito, participou por telefone, pois não havia quórum para dar início à reunião.

A APIMEC DF, por exemplo, por diversas vezes tentou colocar em pauta a necessidade de acabar com essa discriminação, porém, isso parece não ser do interesse do grupo dominante.

Mas nós, da Chapa Governança, Lucy e Adonis, vamos enfrentar a questão. Colocaremos esse assunto em discussão no ENCA, que será convocado nos primeiros meses de nossa gestão e temos certeza de que vamos conseguir acabar com essa distorção que, além de extremamente injusta, só traz discórdia à nossa associação.

ISSO É CONFERIR REPRESENTATIVIDADE IGUALITÁRIA DE VERDADE A TODOS OS ASSOCIADOS DA APIMEC!!!!

Pense bem e vote em quem irá VALORIZAR o ASSOCIADO, que é a principal razão da existência de nossa associação.

Vote na Chapa Governança! A eleição acaba em 28 de novembro.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

É sempre bom lembrar...a votação vai até 28/11


Convite a todos!...

Lucy Sousa é uma das autoras da publicação Acontece nas Melhores Famílias - Repensando a empresa familiar, que será lançada em 25/11, em São Paulo.


O lançamento acontece na James Lisboa Escritório de Arte, à rua Melo Alves, 397, das 19h às 22h. Fone: 11 3081-2510.


Participe!


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

É sempre bom lembrar...

Hora de comparar propostas

A CHAPA DA SITUAÇÃO lançou seu programa e nós saudamos o fato, porque além do eleitor poder comparar com o nosso, apresentado anteriormente, é uma oportunidade de DISCUTIR IDÉIAS. Nossa chapa JÁ SE SENTE FELIZ POR ESTIMULAR o concorrente a fazer uma reflexão mais profunda sobre a APIMEC NACIONAL, mas alerta que a Chapa Governança veio para ganhar e as respostas que temos recebido dos eleitores só confirmam que somos muito competitivos. Não nos intimidamos com os poderes há muito constituídos e reafirmamos que acumulamos relevante experiência na direção das nossas regionais e também como membros dos Conselhos da APIMEC NACIONAL e do IBCPI.

Queremos apontar, contudo, que diferentemente do que foi afirmado pela situação, não falamos MENTIRAS. Nossa campanha eleitoral é pautada por verdades e ai vão algumas:

1. O atual Portal da APIMEC NACIONAL foi um projeto da Regional São Paulo, que voluntariamente o apresentou à Nacional, por entender que seria importante padronizar, modernizar e fortalecer a comunicação da APIMEC por essa mídia. Nesse processo, a regional SP abriu mão do seu cronograma inicial em prol da Nacional, assim como cedeu os trabalhos de sua diretora de comunicação, que acabou sendo empossada também como diretora nacional. O que estamos apontando agora é a necessidade democratização do conteúdo, o que poderia ser feito por um Conselho Editorial.

2. Tocando no assunto editorial, a REVISTA APIMEC, originalmente da regional Rio, perdeu representatividade e seus artigos não têm a densidade e a tempestividade necessárias. O modelo de terceirização não deu certo, sendo necessária sua revisão.

3. O projeto de reforma da certificação do analista foi iniciado na gestão anterior da APIMEC NACIONAL, presidida pelo Sr. Milton Milioni. Na atual gestão o projeto foi aprimorado, contando com o ativismo de parte dos conselheiros da APIMEC NACIONAL e do IBCPI. Não foi um processo consensual, sendo que alguns conselheiros ficaram “em cima do muro”, o que não foi o caso de Lucy e Adonis, que lutaram para que houvesse mais governança e transparência no processo. Os interessados no assunto podem solicitar cópia das ATAS DO CONSELHO DIRETOR DO IBCPI.

4. O novo modelo de certificação, aplicado pela FGV, iniciou no dia 1ºde setembro de 2008, sendo que até 07/nov/2008, 89 exames tinham sido aplicados. Chama a atenção que apenas 14 destes exames foram feitos por associados! Ou seja, mesmo oferecendo preço menor para o associado, o candidato não quer se associar à APIMEC. Isto significa que a entidade não atrai os candidatos , que são, em sua maioria, jovens analistas.

Votar na Chapa Governança é demonstrar que a APIMEC pode e deve melhorar!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Imprensa fala da candidatura de Lucy à APIMEC NACIONAL

do jornal Monitor Mercantil

leia a coluna na íntegra

Quem disse que mercado de capitais é algo masculino? Quando este é o assunto, Lucy Souza acaba com qualquer preconceito. A especialista está à frente de uma das principais entidades do mercado: a Apimec São Paulo. Além disso, divide o tempo entre a consultoria de mercado de capitais Interlink, a qual é sócia e as aulas sobre o assunto, que são ministradas à noite na Fipecafi e Unicamp.

Para o próximo ano, Lucy pretende dar um novo salto e se candidatou como chapa de oposição para a presidência da Apimec Nacional. Se for eleita, ela será a primeira mulher a ocupar o cargo. "Estou otimista com a candidatura, mas a gente acaba só descobrindo o resultado na hora", afirma. A votação já está ocorrendo, mas o nome do vencedor só será conhecido no próximo dia 28.

Ao ser entrevistada para essa coluna, Lucy brinca que esperava falar sobre derivativos ou outros assuntos polêmicos do mercado. Não ela não tem medo de demonstrar a opinião, mas também gosta de relaxar e quando é esse o assunto, uma caminhada na praia ou no parque cai bem.

Fora o mercado de capitais, Lucy curte um cinema, caminhadas e praia. Sempre quando pode dá a "escapadinha" para sua casa em Ubatuba, onde costuma fazer caminhas à beira da praia. Para Lucy esta é uma forma de relaxar e pensar. Quando não consegui ir à praia, costuma caminhar no Parque Villa Lobos, em São Paulo. "Encontro várias pessoas de mercado nestas caminhadas", conta. No cinema, a preferência é por filmes nacionais. Outro costume de Lucy é por livros. O que surpreende é o assunto que lhe chama a atenção. Ela gosta de ler sobre conflitos históricos, como primeira e segunda guerra mundial ou a recente guerra do Afeganistão.

Lucy presta contas de sua gestão em SP (parte 2)

Entregamos as finanças da APIMEC SP em ordem, sem dívidas ou déficits e com o patrimônio preservado. Vendemos nossa pequena e antiga sede e investimos na modernização tecnológica. Aperfeiçoamos o processo de planejamento orçamentário e introduzimos a apuração de resultados trimestrais. Vamos deixar para a próxima gestão um orçamento preliminar compatível com um cenário conservador, tendo em vista a presente crise financeira internacional.

Desenvolvemos o projeto de novo site na Internet e, como ficou muito bom, apresentamos à APIMEC NACIONAL e o mesmo se transformou no PORTAL APIMEC, em fase de implantação. Pensamos nas transformações recentes do mercado de capitais brasileiro, tanto de estrutura como de operacionalização e localização espacial dentro da Cidade de São Paulo. Nesse sentido, propusemos e o Conselho Diretor aprovou o projeto de uma nova sede da regional, mais compacta e inteligente, voltada para as novas demandas dos associados e das companhias que promovem reuniões conosco. O processo está em andamento e nossos objetivos com a futura mudança são também economizar custos fixos e se aproximar fisicamente dos locais de trabalho de nossos associados. Estamos abertos a sugestões sobre este projeto.

Por fim, chegamos à conclusão de que é muito importante resgatar o papel da APIMEC, de volta para uma posição central dentro do mercado de capitais. Por isso, como membro do Conselho Diretor da APIMEC NACIONAL, em parceria com outras regionais, fomos incansáveis em propostas e críticas construtivas.

Lucy presta contas de sua gestão em SP (parte 1)

Nossa gestão está chegando ao fim. Neste mês de novembro de 2008, temos eleições para Presidência e Conselho da APIMEC SP e eleições para a Presidência da APIMEC NACIONAL. As cédulas já foram postadas, mas o associado eleitor pode votar de forma presencial até o dia 28, quando haverá a apuração dos votos. Recomendamos a leitura prévia das plataformas enviadas pelos candidatos.

Gostaríamos de fazer um balanço preliminar de nossa gestão e levantar alguns pontos de reflexão sobre os desafios da APIMEC. A Regional de SP tem o maior número de associados e está no centro financeiro do País. Portanto, estar na Presidência dessa Regional foi um grande desafio, deu muito trabalho (não remunerado...) e trouxe muita experiência.

Podemos afirmar que cumprimos o mandato com postura ética, transparente, democrática e fomos competentes.Fizemos cerca de 200 reuniões por ano de gestão. Nossos cursos foram bem-sucedidos e o MBA em parceria com a FIPECAFI é uma referência de qualidade de conteúdo e gestão, além de trazer resultados para a entidade. Poucas foram as reclamações dos associados, convidados ou companhias abertas.

Fizemos um esforço muito grande para atender às demandas da mídia e também escrevemos artigos e fizemos muitas palestras em nome da APIMEC SP. Participamos ativamente do processo de modernização da certificação do analista de valores mobiliários.Muitas vezes sacrificamos nossos compromissos profissionais e nossa vida pessoal, mas foi por opção nossa e estamos satisfeitos com os resultados.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

É sempre bom lembrar...


A crise financeira avança e a APIMEC NACIONAL se cala (2)


A postura da atual Presidência da APIMEC merece da Chapa GOVERNANÇA a total discordância, uma vez que denota uma falta de independência em relação ao mercado e dá a entender junto à opinião pública que nossa categoria é irrelevante neste cenário, que tanto atrai as atenções e preocupações de todos.

Já fomos chamados de “acomodados”!

A APIMEC NACIONAL há muito deveria ter tomado a iniciativa de reunir as Regionais para debater a questão e, em conjunto, se manifestar nacionalmente.

Colocar à disposição do associado e da sociedade seus instrumentos de capacitação e de análise das informações, de modo a dar mais confiança ao trabalho dos profissionais do mercado de capitais, assim como aos investidores.

Com a GOVERNANÇA isso vai mudar. Nossa entidade será bem mais arrojada E INDEPENDENTE.

A crise financeira avança e a APIMEC NACIONAL se cala (1)

Os profissionais do mercado de capitais estão sendo colocados de lado no importante debate sobre a crise financeira mundial, quando este é o momento da APIMEC NACIONAL se posicionar com firmeza, recorrer aos meios de comunicação de massa para prestar orientações tanto aos seus associados, investidores, bem como à sociedade em geral.

A atual Presidência optou por se calar diante da crise. Faltaram condições para opinar? A Presidência não tem tempo para a associação?Acha que, se ficarem calados, a crise passa? Ou sugerir medidas e posturas em nome da APIMEC NACIONAL pode descontentar interesses específicos de grupos econômicos?

Com a Governança você vai ser ouvido e levado a sério

Você, que é associado do Sul, de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e Nordeste vai participar ativamente das decisões que a Chapa GOVERNANÇA pretende tomar se for eleita com seu voto.

Vamos promover sempre pesquisas de opinião com os associados para avaliar os rumos da administração da APIMEC NACIONAL e coletar subsídios para futuras providências.

Um bom exemplo é a construção do PORTAL APIMEC, novo site da Instituição na Internet.

Embora o projeto tenha sido proposto pela Regional SP e aprovado no Conselho Diretor, atualmente, o conteúdo vem sendo desenvolvido quase que a portas fechadas pela atual Presidência, ou seja, sem uma real participação das regionais.

O novo site, no entender da Chapa GOVERNANÇA, é importantíssimo para as estratégias de renovação e reforma da APIMEC. Por isso todos devem opinar.

Principais Propostas da Chapa Governança (3)

• Concluir, democraticamente, o PROJETO PORTAL APIMEC na Internet.

• Desenvolver ações de comunicação e marketing para fortalecer o nome daentidade.

• Submeter sempre ao Conselho Diretor as decisões sobre cargos de direção e representações institucionais, incluindo viagens internacionais.

• Ampliar o diálogo com as demais entidades do mercado, CVM, BM&F e BOVESPA.

• Melhorar o relacionamento com o INI-Instituto Nacional dosInvestidores.

• Criar um Centro de Estudos do Mercado de Capitais e Desenvolvimento Econômico.

Principais Propostas da Chapa Governança (2)

• Convocar, imediatamente, um ENCA (encontro nacional dos conselheiros das regionais) para discutir a viabilidade de uma reforma profunda no sistema de Governança da APIMEC e do IBCPI.

• Avaliar permanentemente a qualidade dos exames de certificação e as responsabilidades do IBCPI.

• Reestruturar a Diretoria da APIMEC NACIONAL, escolhendo diretores representantes das seis regionais, dentro das suas especialidades e localização geográfica.

Principais Propostas da Chapa Governança (1)

• Resgatar o papel histórico da APIMEC no Mercado de Capitais Brasileiro.

• Valorizar o ASSOCIADO APIMEC, pelo apoio da Nacional às Regionais, assim como atuar como elo de integração das atividades regionais. Apoiar e replicar as boas iniciativas nesse sentido.

• Debater a estratégia de financiamento da APIMEC Nacional e Regionais. Elaborar e publicar no site os resultados econômico-financeiros trimestrais, com relatório da administração.

Na hora de votar, escolha a Chapa GOVERNANÇA!

A dobradinha Lucy-Adonis tem o compromisso de reforçar e modernizar – e também democratizar – a estrutura da APIMEC NACIONAL.

A dupla da Chapa GOVERNANÇA quer garantir voz ativa e igualitária – algo que hoje não ocorre – a todas as APIMECs REGIONAIS.

“Uma vez eleitos, queremos que as Regionais participem ativamente de nosso planejamento, decisões e ações. Esta, sim, é a APIMEC NACIONAL que queremos e precisamos construir. Em nossa opinião, isso não ocorre hoje, em que poucos decidem por muitos”, diz Lucy.

Com Lucy em São Paulo, praça que concentra o maior número de empresas e profissionais do mercado de capitais, e com Adonis em Brasília, em contato direto com as autoridades federais, a APIMEC NACIONAL amplia suas oportunidades de abrir espaços para crescer e se desenvolver.

”Qualquer entidade que se diga ‘nacional’ tem que estar necessariamente bem representada e fortalecida institucionalmente na Capital do País e muito bem afinada com as unidades regionais para fortalecer seus posicionamentos e ações”, diz Adonis.

Vamos democratizar a APIMEC NACIONAL!

A inscrição da Chapa GOVERNANÇA representa o desejo de democratizar o acesso dos profissionais do mercado de capitais ao comando desta importante Instituição.

Todos os que acompanham de perto a APIMEC NACIONAL entendem que não é mais aceitável que grupos insistam em se perpetuar no “poder”, como se fossem os únicos capazes de decidir os rumos da nossa querida APIMEC NACIONAL, que está sofrendo sérios revezes com essa atitude.

APIMEC NACIONAL precisa de GOVERNANÇA

O associado à APIMEC já sabe.

Tem até o dia 28 de novembro para votar na chapa GOVERNANÇA, que é encabeçada pelos candidatos LUCY SOUSA (Presidente) e ADONIS ASSUMPÇÃO PEREIRA JUNIOR (Vice-Presidente).

Ambos são profissionais experientes do mercado de capitais e atualmente respondem pela Presidência da APIMEC-SP (Lucy) e pela Vice-Presidência da APIMEC-DF (Adonis).

Lucy & Adonis representam a renovação dos quadros diretivos da APIMEC NACIONAL.

A entidade está precisando “respirar” ares novos, modernizar sua GOVERNANÇA [bem como a do IBCP (Instituto de Certificação)], acelerar providências para se fortalecer e atrair mais associados, ser mais independente, se fazer presente nos meios de comunicação com posicionamentos que interessam diretamente aos seus integrantes.

Bem-Vindo - Chapa Governança APIMEC NACIONAL

Você acaba de acessar o blog da Chapa GOVERNANÇA, que concorre à Direção da APIMEC NACIONAL.

Estamos produzindo o conteúdo de nossas propostas e logo, logo você vai conhecê-las melhor (você já dever ter lido acima...).

E não esqueça: você, que é associado (a) à APIMEC, tem até 28 de novembro para votar.

Envie suas sugestões e comentários. Participe de nossa campanha! Contamos com seu voto!


Lucy Sousa & Adonis Assumpção Pereira Jr.
Candidatos a Presidência e Vice-Presidência da APIMEC NACIONAL